O que é Prótese Dentária?

É área da odontologia destinada à reconstrução e reposição de elementos dentários danificados ou perdidos, devolvendo ao paciente características e funções mastigatórias, estéticas e fonéticas, além de recompor e proteger funções articulares.

Durante o planejamento do tratamento, pode – se optar por prótese apoiadas sobre dentes naturais (prótese fixas), sobre implantes ou sobre gengivas (prótese totais).

Próteses Fixas: É a prótese que cumpre a função de substituir um ou mais dentes que foram perdidos ou destruídos, em virtude de cáries ou traumatismos e são fixas na boca e são feitas de porcelana.

Implantes Dentários: São suportes ou estruturas de metal (normalmente de titânio), posicionadas cirurgicamente no osso maxilar abaixo da gengiva para substituir as raízes dentárias. Uma vez colocados, permitem ao dentista montar dentes substitutos sobre eles.

Próteses totais: As próteses totais são conhecidas, popularmente por Dentaduras, elas substituem artificialmente os dentes perdidos de toda uma arcada dentária, inferior, superior ou ambas.

Vantagens das Próteses Dentárias:

As próteses dentárias podem ser a solução ideal para substituir dentes perdidos e ajudar a restaurar o seu sorriso.

Conheça algumas vantagens:

·         Ajuda a melhorar sua aparência e seu sorriso;

·         Sem o suporte da prótese dentária, os músculos faciais ficam flácidos, dando uma aparência de uma pessoa mais velha;

·         Auxilia no comer e falar com mais conforto;

·         Com os implantes dentários não é necessário desgastar dentes saudáveis como acontece com as pontes sobre dentes;

·         O sorriso transparece saúde e aumenta a autoestima.