Existe uma variedade de lesões que podem acontecer na boca, porém, uma das mais comuns é a AFTA, que traz dor, desconforto e irritabilidade para quem passa por isso. Pode surgir como um ponto avermelhado, que logo apresenta o centro branco ou amarelado e vai aumentando de tamanho formando uma “ferida”/úlcera com as bordas avermelhadas, extremamente dolorosa e com duração de uma a duas semanas. Pode ser uma única lesão ou várias, geralmente na mucosa interna dos lábios, bochecha, assoalho da boca, debaixo da língua e palato mole. São as chamadas aftas menores, que saram e não deixam cicatriz.

Já as aftas maiores, de mais de um centímetro de diâmetro, ocorrem em qualquer lugar da boca, com a evolução formam úlceras mais profundas e doloridas (tipo crateras) que chegam a durar um ou dois meses.

Ambos os tipos, dependendo da gravidade, podem gerar o aparecimento de gânglios (ínguas) no pescoço, cansaço e febre. Podem ser recorrentes, com maior ou menor intervalo entre o seu aparecimento.

TRATAMENTO:

As lesões esporádicas geralmente desaparecem em 2 semanas. O uso de antissépticos bucais sem álcool ajudará a manter a boa higiene e aliviar os sintomas.

Evitar alimentos condimentados ou ácidos, bem como suavidade na escovação dentária também ajudam bastante.

Consulte seu dentista caso haja muita dor ou dificuldade para mastigar. Qualquer dúvida entre em contato conosco. Conheça mais sobre nossos tratamentos, clique aqui.