Uma boa rotina de limpeza bucal é fundamental para quem quer um sorriso bonito e saudável. Cáries, gengivite, tártaro e mau hálito são problemas que podem ser evitados a partir de uma rotina de cuidados.

Para quem gosta e busca dentes brancos e hábito fresco, uma boa escovação, o uso adequado do fio dental e até a higiene da língua são fundamentais para se alcançar os dentes perfeitos. Estes procedimentos devem ser feitos após todas as refeições ou lanches.

Será que você está executando essas etapas corretamente? Veja o passo a passo para quem quer uma higiene bucal completa e conquistar um belo sorriso.

Enxague: Antes mesmo de iniciar a escovação, fala um bochecho com água para eliminar os resíduos dos alimentos e ajudar na escovação;

Escova correta: Para uma escovação eficiente, depende de uma boa escova, por isso, procure sempre escovas ultra macias que contenham, no mínimo, cinco mil cerdas. Prefira as escovas de cabos lisos, pois cabos emborrachados, podem acumular sujeiras e facilitar a proliferação de bactérias. Peça um conselho ao seu dentista sobre qual a escova mais adequada para seu caso e lembre-se que a escova deve ser trocada a cada dois ou três meses para que as cerdas continuem eficientes;

Pasta de dentes: Não precisa encher a escova de pasta. Um pouco, equivalente a um grão de ervilha, já será o suficiente. Procure escolher as pastas que não são abrasivas.

Escove de maneira eficiente: A escovação deve ser realizada sempre de cima para baixo, no sentido contrário ao da gengiva. Caso contrário, você apenas estará levando a sujeira para ela.

Fio dental: O fio dental é outro detalhe importante para quem busca uma limpeza completa. Esse item é fundamental para prevenir diversas doenças orais, além de promover uma higienização mais eficiente. Eles dever ser utilizados diariamente em todas as escovações;

Limpeza da língua: A limpeza da língua é outro fator importante para evitar mau hálito. A halitose está relacionada à presença de um tipo de placa bacteriana formada sobre a língua e para promover uma limpeza correta e eficiente, o ideal não é escovar a língua, mas utilizar higienizadores específicos.

Enxaguante bucal: O uso de antissépticos bucais deve ser solicitado pelo dentista. Se a escovação e o uso do fio são eficientes para evitar a placa, o uso desses produtos não é de extrema necessidade. Ele serve apenas e simplesmente para prolongar a sensação de frescor do hálito, porém hoje, diversas pastas também contam com esse recurso;

Consulte um dentista periodicamente: Além da limpeza diária periodicamente, consulte o dentista para limpezas mais profundas e completas.