Não existe idade para iniciar o tratamento ortodôntico. As novas técnicas e avanços na área da ortodontia e a chegada dos aparelhos transparentes, menos perceptíveis, resultaram no aumento significativo do número de adultos que recorrem aos tratamentos ortodônticos, agora mais rápidos e confortáveis. O alinhamento dos dentes melhora a estética, a deglutição e proporciona uma boa mastigação.

A imagem nunca teve tanta importância, dentes desalinhados podem causar incômodos e afetar o comportamento social e profissional, tornando a pessoa mais inibida. Os benefícios da utilização do aparelho ortodôntico acontecem em todas as faixas etárias, porém, existem diferenças entre o tratamento na vida adulta e na adolescência.

Na fase de crescimento o tratamento é mais rápido. Na vida adulta, onde não há mais o crescimento ósseo, a movimentação dentária é mais lenta e exige diferentes cuidados. Mas o tempo do tratamento depende do objetivo e complexidade de cada caso. O tratamento resulta em um rosto mais equilibrado e facilita a higiene diária, o que evita doenças.

Com o passar dos anos, os dentes se desgastam e a boca passa por alterações inerentes à maturidade e ao envelhecimento da face, o que diminui o espaço disponível para os dentes, que precisam se mover para se encaixarem na boca, ocasionando o apinhamento dos dentes, uma das principais causas do tratamento na idade adulta. Além do alinhamento, o aparelho dentário também é indicado para fechar ou abrir espaços na colocação de implantes.

O desalinhamento dos dentes pode ocasionar cárie dental, doenças gengivais entre outros problemas, que podem ser agravados com o passar do tempo e levar à necessidade de intervenções mais agressivas.

O papel do ortodontista é analisar sua arcada dentária, com base em suas radiografias, modelos de gesso e fotografias, e definir – se necessário – o melhor tipo de aparelho ortodôntico. 

Qualquer dúvida, entre em contato conosco. Conheça mais sobre os nossos tratamentos, CLIQUE AQUI.