Normalmente a necessidade do uso de aparelhos ortodônticos na infância tem origem a partir de problemas genéticos, uso de chupetas e mamadeiras ou hábitos como chupar dedos e roer unhas, que influenciam a formação dos ossos faciais e causam a mal oclusão (mordida aberta ou cruzada), além de problemas respiratórios que interferem na saúde bucal.

Quando sinalizada a necessidade do uso de aparelho ortodôntico infantil, a maioria dos pais questiona se não é cedo demais para realizar tal procedimento. Essa dúvida surge principalmente pelo processo que as crianças passam a partir dos seis anos, identificado como dentição mista, ou seja, quando os dentes de leite começam a cair e acontece o desenvolvimento dos dentes permanentes.

Devemos considerar que a necessidade que leva ao uso deste método para as crianças é diferente do utilizado para adultos. Normalmente a necessidade surge de pequenos problemas dentários ou esqueléticos e não de alinhamento dos dentes, como esperado.

Tipos de aparelhos ortodônticos infantis

Existem vários tipos de aparelhos ortodônticos o mais utilizado pelas crianças é o removível ou popularmente chamado de móvel. Eles podem ser preventivos, corretivos ou ortopédicos. A utilização deste tipo de aparelho acontece para prevenção e correção de pequenos problemas que podem atrapalhar o desenvolvimento dos dentes e da mordida perfeita. Sua indicação é comum para crianças menores, que ainda possuem todos os dentes de leite ou no início da dentição mista.

Qualquer dúvida entre em contato conosco. Conheça mais sobre os nossos tratamentos, clique aqui.