A Ortodontia é uma especialidade que corrige as posições dos dentes que estão tortos ou que não se encaixam corretamente, pois são difíceis de serem mantidos limpos, o que pode acarretar deterioração dos mesmos. Dentes mal posicionados também causam estresse aos músculos de mastigação, que pode levar a dores de cabeça, síndrome da ATM e dores na região do pescoço, ombros e das costas, além de prejudicarem a aparência do sorriso. 


O tratamento torna a boca mais saudável e proporciona uma aparência melhor e dentes que podem durar a vida toda. O especialista em Ortodontia é o ortodontista e somente ele poderá determinar qual tratamento ortodôntico é o mais adequado para você. Ele determina através de histórico dentário completo, exame clínico, radiografias, moldes de gesso e outros instrumentos que irão auxiliar no diagnóstico correto. 

Se você apresentar alguns dos problemas abaixo, procure um ortodontista: 

Sobre mordida: Ou “dentes salientes” é quando os dentes superiores recobrem quase todos os dentes inferiores;
Mordida Cruzada anterior: é quando a arcada inferior está muito à frente ou a superior muito atrás; 
Mordida Cruzada: é quando a arcada superior não fica à frente da arcada inferior ao morder normalmente; 
Mordida Aberta: é o espaço que fica entre as mordidas dos dentes anteriores ou/ e laterais quando os dentes posteriores se juntam; 
Desvio de linha mediana: ocorre quando o centro da arcada superior não está alinhado com o centro da arcada inferior; 
Diastema: são falhas ou espaços entre os dentes, que é resultado de dentes ausentes ou dentes que não preenchem a boca; 
Apinhamento: é quando existem dentes demais para se acomodarem dentro da arcada dentária, ou seja, a arcada é pequena. 

Bom, agora que você já sabe os problemas que podem te levar a um tratamento ortodôntico, se apresentar ou identificar algum dos problemas, procure um ortodontista de confiança e inicie o tratamento o quanto antes e garanta e conquiste um sorriso perfeito uma saúde bucal melhor.