A higiene bucal é fundamental para a manutenção da saúde como um todo.

Assim como trocar fralda, dar banho, a higiene da boca também deve ser feita desde o nascimento do bebê. Por isso, vamos compartilhar como se deve cuidar da higiene bucal do bebê. Continue conosco e descubra como garantir a saúde bucal do seu filho.

Recém-nascidos: Quais os cuidados que devemos ter?

Os cuidados devem começar a partir do nascimento do bebê. Além dos vários benefícios do leite materno, a amamentação é importante para a saúde bucal do bebê, quando se está amamentando no peito, o bebê respira pelo nariz e é obrigado a avançar e retrair a mandíbula, isso faz com que ele tenha o correto desenvolvimento muscular e esquelético da face, o que possibilita uma boa dentição.

Nos recém-nascidos, a limpeza deve ser feita com gaze ou fralda umedecida em água limpa, com o dedo indicador faz-se a limpeza entre os lábios e gengivas do bebê, nos arcos superiores e inferiores e sobre a parte anterior da língua, assim removerá os resíduos de leite.

Primeiros Dentinhos: Como cuidar?

Quando nasce os primeiros dentinhos que é por volta dos 6 meses, deve – se usar a dedeira. Após essa fase, a higiene deve ser feita com uma escova infantil e com creme dental sem flúor, porém a quantidade de creme dental deverá ser do tamanho de um grão de arroz cru. No final da escovação limpe a boca do bebê com uma gaze para retirar o excesso.

Quando a criança tiver aproximadamente 3 anos, ela será capaz de cuspir e já poderá utilizar o creme dental na quantidade normal, porém sempre sendo supervisionado para que não engula, pois, a ingestão do creme com flúor, pode gerar problemas de saúde.

Cuidados na Gestação: Orientações as futuras mamães

Durante a gestação deverá ser feita a primeira visita ao dentista, o ideal é que a futura mamãe faça uma consulta para receber as orientações necessárias e correta da saúde bucal sua e do seu bebê.

Já a primeira consulta do bebê deverá ser realizada por volta dos 6 meses que é quando começa a nascer os primeiros dentinhos, preferencialmente a primeira consulta deve ser feita com o Odontopediatra, pois ele é habilitado e responsável para fazer o primeiro atendimento.